Santiago do Chile

Troca de Guarda, Palácio de La Moneda.
O Chile é um dos países de melhor situação financeira do continente Sulamericano. O câmbio é desfavorável para os brasileiros. Uma viagem a Santiago fica mais cara do que para as capitais dos outros países vizinhos.
Duas épocas boas para se visitar a cidade: no verão, quando não uma gota de chuva do céu e no inverno para se conhecer as estações de esqui das redondezas.
5 motivos para se conhecer Santiago
1. A cidade é maravilhosa. Fica localizada a aproximadamente 500 m. de altitude aos pés da Cordilheira dos Andes, que é vista de qualquer parte da cidade.
2. Os vinhos são excelentes, os melhores da América do Sul devido ao seu clima e sua posição geográfica privilegiada (lá vocês saberão mais sobre isto).
3. A diversidade e o sabor dos frutos do mar do Chile.
4. Está próximo de estações de esqui para quem vai conhecê-la no inverno.
5. Estamos a 5 horas de avião desta cidade totalmente diferente das nossas no Brasil e de um povo hospitaleiro que gosta muito dos brasileiros.
Onde hospedar:
O Bairro Providência, por experiência própria e por indicações, é o melhor ponto para se hospedar na cidade:
- É bem próximo ao centro à pé.
- A avenida principal Libertador O'Higgins corta o bairro.
- Próximo à linha de metrô.
- O bairro é tranquilo e possui bons restaurantes.
Onde comer:
De dia, indicamos um local imperdível que é o Mercado Central de Santiago.
Outra excelente opção é o restaurante especializado em frutos do mar, Isla Negra no bairro El Bosque Norte (próximo a Vitacura).
A noite indicamos o restaurante de comida chilena, Aquí Está Coco (La Concepción 236, Providencia). É um dos melhores restaurantes da cidade, a sua comida é excelente.
Outras boas opções estão localizadas nos bairros Bellavista e Providência.
Passeios:
A cidade não é tão grande e não possui tantas atrações quanto Buenos Aires. Pode-se esgotá-la em menos tempo. Em compensação, possui diversos locais atrativos à sua volta como as vinícolas, as estações de esqui, as cidades próximas de Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra. Muitas pessoas utilizam a cidade como trampolim para outras regiões do Chile. Foi o que aconteceu conosco, já que ficamos em Santiago apenas uns 5 ou 6 dias antes de descer para a Patagônia. Indicaremos aqui alguns passeios para quem tem poucos dias na capital chilena.
1. Caminhada no centro da cidade (*) (1 dia inteiro)
a. Palácio de La Moneda
b. Plaza de Armas
c. Catedral de Santiago
d. Paseo Ahumada
e. Almoço no Mercado Central
A construção de ferro foi pré-fabricada na Inglaterra e montada aqui em Santiago. Alí dentro podemos existem diversas barracas de frutas assim como de peixes. Mas, o principal são os restaurantes especializadas em peixes e frutos do mar chilenos. Pode entrar em qualquer restaurante, todos devem ser do mesmo dono, têm os mesmos preços e cardápio. A comida é excelente.
f. Cerro Santa Lucia (*)
Não é tão alto quanto o Cerro San Cristóbal mas é um belo local para se visitar e apreciar a cidade.

2. Cerro San Cristóbal (*) (meio dia)
É também chamado de Parque Metropolitano de Santiago (o maior do Chile) e possui 712 hectares. Para chegar ao alto, você pode subir de funicular (entrando pela calle Pio Nono) ou de teleférico (pela Pedro de Valdívia).
3. Vida noturna em Bellavista e Calle Suécia
A vida noturna em Santiago é bastante fraca. Talvez fique animada apenas nas quintas, sextas e nos sábados. Mesmo assim apenas em determinadas regiões tais como:
Bellavista, Providencia e Nuñoa. A Calle Suécia, onde estão localizadas as animadas discotecas e restaurantes da capital chilena, é um boa opção noturna. Assim como a Rua Vitacura.
6. Vinícola Concha & Toro (*) (meio dia)
Este é um passeio obrigatório para quem vai a Santiago: conhecer a mais famosa vinícola da região de Santiago, a vinícola Concha & Toro. Existem diversas agências que já incluem este passeio no pacote. Particularmente, nós preferimos fazer o passeio por conta própria. Utilizamos metrô e ônibus, percorrendo o subúrbio de Santiago por aproximadamente uma hora até chegar ao local. O passeio é muito bacana já que existe mais interação com o povo local. Chegando ao local, deve-se pagar uma taxa de visitação com direito à degustação de vinho e uma taça muito bonita com o logotipo da Concha & Toro. O local é maravilhoso e podemos conhecer os jardins, a sede antiga da vinícola, a plantação e os galpões de armazenamento dos tonéis.

7. Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra (*) (1 dia inteiro)
Legenda: (*)=imperdível.